quinta-feira, abril 9

O Mundo Saído da Guerra

A 2º GRANDE GUERRA TERMINOU!




OS COMPLICADOS CAMINHOS DA PAZ : A GUERRA FRIA.

1. ALTERAÇÕES NO PÓS GUERRA.
Para resolver os problemas resultantes da guerra os Aliados, reuniram-se em várias conferências com destaque para as de Yalta (na Crimeia- URSS) e em Potsdam (Alemanha). Destas conferências saíram importantes decisões para a Europa e para o Mundo:
* Desmembramento da Alemanha e da Áustria em quatro zonas de ocupação (a cargo dos EUA, Inglaterra, França e URSS), com a finalidade de destruir os vestígios de nazismo;
* Criação em Nuremberga (antiga capital da Alemanha Nazi) de um tribunal internacional para julgar criminosos de guerra;
* Formação de uma instituição internacional - Organização das nações Unidas - destinada a resolver, pacificamente, os conflitos entre as nações;
Em consequência dos acordos assinados, criou-se um novo mapa político da Europa. A URSS foi a principal beneficiária, pois anexou os Países Bálticos, parte da Alemanha Oriental, territórios da Roménia, Finlândia e Checoslováquia. Em termos políticos há que destacar o facto dos regimes fascistas serem extintos e de, na Europa de Leste, se terem implantando governos comunistas.
2. RECONSTRUÇÃO E POLÍTICA DE BLOCOS:
Em 1945 a Europa tinha perdido o prestígio e a importância que teve durante séculos, os grandes vencedores da guerra foram os Estados Unidos e a União Soviética (URSS). Depois de terem lutado como aliados na 2ª Grande Guerra, os Americanos e Soviéticos converteram-se em inimigos. Esta oposição explica-se pelas ideologias políticas e económicas diferentes que defendiam: os EUA seguiam o capitalismo e a URSS o comunismo
Entre 1946 e 1947, as divergências entre americanos e soviéticos acenturaram-se, provocando uma profunda divisão na Europa:
- No Ocidente, os EUA tomaram medidas para combater a miséria e o descontentamento popular e para travar o expansionismo soviético. Em 1947, o general norte-americano George Marshall propôs aos paises europeus um programa de reconstrução económica, através da destruição de 13 mil milhões de dólares, sob a forma de donativos e empréstimos, matérias-primas e produtos industrializados (Plano Marshall);
- No Leste da Europa, a URSS apoiou a formação de regimes comunistas, como no caso da Roménia, Bulgária, Hungria, Checoslováquia e Polónia- governos que aliados dos soviéticos, suprimiram as liberdades políticas, coletivizaram a terra e nacionalizaram as empresas. Em resposta ao Plano Marshall, a União Soviética propôs-se a ajudar também seus aliados, com a criação do COMECON (Conselho para Assistência Económica Mútua), instituição que tinha tinha como objectivo a recuperação dos países da Europa Oriental.
3. A OPOSIÇÃO ENTRE OS BLOCOS: A GUERRA FRIA.
A partir de 1947, o mundo viveu na iminência de um confronto directo entre as duas superpotências: foi o início da guerra fria. No decorrer da mesma, URSS e EUA agrediam-se através e ameaças e da propaganda, sem todavia chegar a um confronto directo.
A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e directo entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado directo significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.
As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros.
A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental: Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Portugal, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia.
O Pacto de Varsóvia (formado em 1955) era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas: Roménia, Alemanha Oriental, Checoslováquia e Polónia, Hungria e Bulgária.
4. OS EPISÓDIOS DA GUERRA FRIA
Bloqueio de Berlim (Junho/1948 - Maio/1949)
Após a derrota alemã na Segunda Guerra, os países vencedores lhe impuseram pesadas sanções. Entre elas a divisão da Alemanha em 4 zonas de influência, cada uma chefiada por um dos vencedores: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Berlim, a capital da Alemanha, também foi dividida, mesmo estando totalmente em território de influência soviética. Então a comunicação entre o lado ocidental da cidade fragmentada e as outras zonas era feita por pontes aéreas e terrestres.
Em 23 de Junho de 1948, todas as rotas terrestres com Berlim ocidental foram fechadas pelas tropas soviéticas, numa violação dos acordos da Conferência de Ialta.
Para não abandonar a zonas ocidental de Berlim e dar vitória à União Soviética, os países ocidentais criaram grande ponte aérea, em que os aviões americanos levaram mantimentos aos mais de dois milhões de berlinenses que viviam no ocidente da cidade. Estaline reconheceu a derrota dos seus planos em 12 de Maio de 1949.
Pouco depois, as zonas americana, francesa e britânica unificaram-se, fundando República Federativa da Alemanha, ou Alemanha Ocidental), cuja capital era Bona. Da zona soviética, nasceu a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental), com capital Berlim, a porção oriental.
Guerra da Coreia:
Entre os anos de 1951 e 1953 a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Comunista ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adoptar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.
Guerra do Vietname:
Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongs (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietname passou a ser socialista.

Crise dos Mísseis de Cuba(1962)Cuba sofreu uma revolução em 1959 que instaurou a ditadura de Fidel Castro, de inspiração comunista a partir de 1961.
Em 1962, a União Soviética foi descoberta construindo 40 bases nucleares em Cuba. Segundo Khrushchev, presidente da URSS, a medida era puramente defensiva, para evitar que os Estados Unidos tentassem invadir a ilha de Fidel Castro.
Rapidamente,Kennedy, presidente norte-americano tomou medidas contrárias, posicionando navios militares no mar das Caraibas, fechando os contatos marítimos entre a União Soviética e Cuba (bloqueio naval). Em 28 de Outubro Nikita Khrushchov foi obrigado a ceder, concordando em retirar os mísseis nucleares soviéticos da ilha de Cuba
Fim da Guerra Fria:
A falta de democracia, o atraso económico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas económicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Nenhum comentário: